sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

1 - OBRAS DE ARTE



Se examinarmos à nossa volta, verificaremos que todos os objetos foram feitos com uma determinada finalidade.

Contudo, o homem cria objetos não apenas para se servir utilitariamente deles, mas também para expressar seus sentimentos diante da vida e, mais ainda, para expressar sua visão do momento histórico em que vive.

Essas criações constituem as OBRAS DE ARTE e ajudam a contar a história do homem ao longo dos séculos.
__________

Acima, detalhe do afresco "Escola de Atenas" pintado pelo renascentista Raphael Sanzio, retratando a escola de filósofos gregos. Para a figura de Platão
(à esquerda) ele utiliza a imagem de Leonardo da Vinci e para representar Aristóteles (à direita), utiliza a imagem de Michelangelo. Em outro ângulo da obra o próprio artista também aparece representado.

30 comentários:

  1. Olá professora,

    Essas obras são superdemais ! ;D

    Depois te envio umas montagens !

    Beijos !

    Fernanda L 8ª D

    ResponderExcluir
  2. Professora amei o blog...=D

    As figuras estão MARAVILHOSAS!!

    olheei akeeli slide que você passou aula passada pra gente..

    Beiijoo's

    Jeanne Carvalho 8ª A

    ResponderExcluir
  3. Olá prof. gostei muito

    das figuras que você

    colocou no site!!!!!!

    By:Bruno L. R. 8ªE

    ResponderExcluir
  4. ola!!!!!!!!!!!!!!

    professora ,eu achei muito legal essas obras de artes depois eu mando uma muntagem muito legal pra vc xauuuuuuuuu
    bjoOOOOoOOoOoOOoOoOoOOoOooOoOoOO


    aluna: aninha 8D

    ResponderExcluir
  5. Olá professora,
    Gostei muito dessas obras de arte .
    O Blog ficou muito interessante !

    By: Lucas C. / 8ªE

    ResponderExcluir
  6. Obras interessantes, aliás tudo que está em nosso redor são OBRAS que na visão de um profissional pode se transformar em ARTE ou não, mesmo que muito relativa cada um tem seu jeito de transformar em ARTE o que vê....

    Douglas 8ªE.....
    E Noizzz....

    ResponderExcluir
  7. Prof
    tá muito legal o blog
    gostei muito do video de grafite
    e muito intessante!!
    valeu mesmo agora estou muito mais perto da arte!!

    camila 8ªE

    ResponderExcluir
  8. oi prof
    to adorando artes
    to conseguindo descubri varias
    coisas
    bjos

    andre de sousa 8°D

    ResponderExcluir
  9. Oiii professora

    ameii aquii


    Muitoo interessante as coisas da arte

    Bjo

    Rayssa Christine

    7ªC

    ResponderExcluir
  10. ola professora muito bom esse blog e interessante, as imagens eo s videos sao show de bola, espero que cada vez o site fique mais interessante!!!!

    aluno:Paulo Rogerio 8ªC

    ResponderExcluir
  11. Oi Professora
    Gostei muito do site
    Ficou bem interessante.

    Letícia Sabrina 8°D

    ResponderExcluir
  12. Showw o Site teacher!!
    Caprixou **
    continue assim qui o Blog vai bomba

    Thais Ribeiro 8ªE

    ResponderExcluir
  13. Oii professora...
    seu blog ta otimo adorei
    os desenhos q vi.
    continue assim ele ta otimo
    bjuss amei
    by:Dafne 7ªB

    ResponderExcluir
  14. Ola, professora, você sabia que a arte se difere de um objeto comum? O objeto comum possui apenas uma função prática e útil na sociedade e,geralmente é produzido em série por indústrias,porém existem obras de arte que também podem apresentar uma utilidade prática. Obra de arte pode ser definida como uma criação humana com objetivo simbólico belo ou de conceito determinado. Como exemplos de obras de arte que também são bem legais(ESCULTURAS, PINTURAS, POEMAS, ARQUITETURA, FILME MUSICA, ARTEFATO DE DECORAÇÃO ETC.)

    ALUNA. AKLA FERNANDA SERIE 7ª'E'

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii professora. A obra de arte não é a mesma da imaginação e não pertence a um único personagem (o autor). Uma vez realizada, qualquer nova intervenção tem que deixar claro sua natureza: DE SER UMA INTERVENÇÃO.

    aluna:AKLA FERNANDA serie:7'E'

    ResponderExcluir
  16. A monalisa é uma bela pintura. Leonardo demonstrou total domínio das técnicas ao pintá-la. Mas, ela é feia. A figura feminina de 500 anos atrás não se parece nem um pouco com os padrões de beleza atuais.

    Gabriel Henrique
    8ªE

    ResponderExcluir
  17. Olá Professora e alunos!
    Bem, vim falar aqui algo que achei muito interessante sobre ''GUERNICA'', uma obra de Pablo Picasso (que é por muitos considerado o mais sensacional artista do século XX).Em história um dos temas é sobre a Guerra Espanhola(1936 a 1939).

    A Guerra estava ocorrendo, Picasso não conseguia manter-se imune às misérias de seu povo. Apesar da omissão do mundo para com as atrocidades que vinham sendo cometidas em seu país, Picasso, de uma forma muito sutil, leva a guerra para o centro das atenções. A oportunidade não poderia ser melhor: havia sido convidado para participar de uma exposição mundial por onde certamente passariam artistas e intelectuais de todas as partes do mundo.

    O mundo veria essa guerra através de "Guernica", que mostra o sofrimento e o desespero dos homens. Na tela, uma mulher com uma criança morta no colo chora desesperadamente e todos olham para o céu, horrorizados com o terror que vinha de cima e os tornava impotentes. A guerra dura até 1939, mas o franquismo se estende até os anos 70.

    Este fato só comprova ainda mais, como sentimentos, opiniões, fatos... Podem ser demonstrados em obras de arte, desde uma flor demonstrando o amor de uma pessoa pela outra, até mesmo uma obra relatando uma Guerra,a obra de arte de Picasso, por exemplo, a ''Guernica''relatando o que estava ocorrendo na Guerra Espanhola, expondo ao mundo o que estava ocorrendo em seu país.


    Espero que tenham gostado! =D

    Bjos ;*


    Fabiana Nery 8°E

    ResponderExcluir
  18. katarine 7 B

    Caneta esferográfica
    A primeira versão surgiu em 1938. Em 1949, o francês Marcel Bich inventou a Bic, que se tornou a mais popular esferográfica do mundo
    ele morreu em 10 de outubro de 1897

    ResponderExcluir
  19. ola PROFESSORA O BLOG E MUITO INTERESSANTE GOSTEI MUITO DOS DESENHOS FEITOS PELOS ALUNOS DO CED 05 COMO E QUE EU FAÇO PRA POSTAR UM DESENHO NO BLOG. TCHAU BEIJOS ANDERSON RIBEIRO 8C

    ResponderExcluir
  20. Oi, Anderson!
    Para postar desenho, você tem que enviar como anexo para o meu e-mail.

    ResponderExcluir
  21. Obra de arte é um objeto especial criado ou avaliado por sua função artística ao invés de prática. Por função artística se entende a representação de um símbolo, do belo. Apesar de não ter como principal objetivo, uma obra de arte pode ter utilidade prática.

    Pode consistir num objeto, uma composição musical, arquitetura, um texto, uma apresentação, um filme, um programa de computador, entre outros. Entretanto, o que é considerado uma obra de arte depende do contexto histórico e cultural, e do próprio significado de arte.


    Kelly Cristina 8ºA

    ResponderExcluir
  22. Candido Portinari nasceu no dia 29 de dezembro de 1903, numa fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.

    nome:talita 7° "d"

    ResponderExcluir
  23. OI profª,eu e todos os alunos tão com saudades d vc ,o fernando é meio lesado,tá dando aula de artes cênicas,muito chato,volta.

    Saudades Addson CEF 12.
    E continue ensinando essa coisa muito legal que é a arte.Bjos.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Adson! Também sinto falta de vocês!! O Fernando é um excelente profissional e o Teatro é um campo maravilhoso, então... aproveitem!!
    Abraços em todos aí!!

    ResponderExcluir
  25. Paulo Rogerio 8ª C6 de julho de 2009 às 16:24

    Para muitos artistas um pedaço de papel se tranforma numa grande obra de arte, na visao de pessoas comuns apenas lixo, para a historia da arte um pequeno desenho em uma caverna se torna um marco um outro tipo de tema para arte, tenho de exemplo o neolitico e paleolitico, paleolitico: periodo da pedra lascada quando os povos daquela epoca desenhava as coisas que eles queriam como um tipo de voodo, eo neolitico: e como se fosse o conto da historia daqueles povos bem antigos, tambem conhecido como a idade da pedra polida, por causa de alguns instrumentos feitos por pedra lascada e polida.
    É isso professora espero que a senhora tenha gostado do meu comentario....
    Ate mais
    aluno:Paulo Rogerio 8ª"C"

    ResponderExcluir
  26. Quem é Maria Bonomi?

    Maria Anna Olga Luiza Bonomi (Meina, Itália 1935). Cenógrafa e figurinista. Realiza cenários e figurinos de destaque nos anos 60, principalmente ao lado do diretor Antunes Filho, com quem realiza trabalhos em que cenografia e encenação interagem num amálgama artístico de primeira grandeza.

    Opta pela nacionalidade brasileira em 1953, formando-se em desenho na Universidade de Columbia, Nova York, em 1956, tornando-se artista plástica.

    Seu primeiro trabalho como cenógrafa é em As Feiticeiras de Salém, de Arthur Miller, em 1960, para o Pequeno Teatro de Comédia. No ano seguinte, para essa mesma companhia, faz Sem Entrada e Sem Mais Nada, de Roberto Freire, ambos espetáculos de Antunes Filho, seu futuro marido

    Joao Pedro 7ªB

    ResponderExcluir
  27. umas das maiores obras de arte do mundo'

    “As meninas” (1656) de Diego Velázques
    Museu do Prado, em Madri – Reino da Espanha

    “Vista de Delft”, de Vermeer
    Maurithshuis, em Haia – Holanda

    “A Tempestade” (1505), de Giorgione
    Galeria da Academia, Veneza – Itália

    “A Primavera” (1476/1477), de Botticelli
    Têmpera sobre tábua, 203 x 314cm, Galeria defli Uffizi, Florença – Itália

    “A Ressureição”, de Pierro della Francesca
    Mural em afresco e têmpera, 2,25x2,00 cm. Museu Civico, Sansepolcro – Itália

    “O Enterro do Conde Orgaz” (1586), de El Greco
    San Tomé, em Toledo – Reino da Espanha

    “A Lamentação” (1305), de Di Giotto
    Cappella dei Scrovegni, em Pádua – Itália

    “O Altar de Isenheim” (1510/1515?-1516), de Grünewald

    “A Crucificação”, retábulo central do Altar de Isenheim, pintado por Grünewald

    “Guernica” (1937), de Pablo Picasso
    Museu Rainha Sofia, em Madri – Reino da Espanha

    “O Retorno do Filho Pródigo” (1669), de Rembrandt
    Museu Ermitage, em São Petersburgo (ex-Leningrado) – Federação Russa

    Leilaine Bucher 8°E

    ResponderExcluir
  28. muito bom mesmo esse blog!
    é um meio de interairmos com o mundo da arte de modo ki isso nos trará mais conhecimento sobre omundo da arte!
    muito bom!
    adorei!

    paulo henrique 8ª E

    ResponderExcluir
  29. Oi professora, Em 1910, o russo Wassily Kandinsky pintou as primeiras aquarelas com signos e elementos gráficos que apenas sugeriam modelos figurativos, uma nova etapa no processo de desmanche da figura, que se iniciara com Pablo Picasso e Georges Braque, na criação do cubismo, por volta de 1907. Assim, a abstração, uma representação não-figurativa —que não apresenta figuras reconhecíveis de imediato— tornou-se uma das questões essenciais da arte no século 20. Movimento dominante na década de 1950, a abstração pode ser conhecida também em livros como "Abstracionismo Geométrico e Informal", de Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger (Funarte, 308 págs., esgotado); sabia? Estão muito legais as fotos e o blog !

    Bianca Ariana 7ª A

    ResponderExcluir
  30. A arte é um enigma. Nela se revela e esconde a verdade daquilo que é. Através da obra, poderemos aperceber-nos do outro lado das coisas e como deveremos utilizar o que vemos como ponto de partida para uma reflexão sobre o sentido último da arte.
    (professora seu blog ta 10 adorei as fotos.)

    BEATRIZ 7ªA

    ResponderExcluir