sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

2 - FUNÇÕES DA ARTE


As obras de arte devem ser encaradas como profundamente integradas na cultura de um povo, pois:
  • ora retratam elementos do meio natural, como é o caso das pinturas nas cavernas de Altamira, na Espanha;
  • ora expressam os sentimentos religiosos do homem, tal como no quadro "Natividade", do pintor renascentista Sandro Botticelli.
  • Podem também retratar situações sociais, como "A Família de Retirantes", do pintor brasileiro Cândido Portinari;


  • podem ainda trabalhar apenas com valores pictóricos - cor e composição - e sugerir diferentes impressões a quem as contemplam, como as pinturas de Tomie Ohtake.

13 comentários:

  1. Sobre as fotos tenho a destacar que cada pintura tem sua expressão, depende de cada pintor e do momento que ele esta passando.

    Professora achei que isso seria interessante e divulguei.

    A origem da arte

    A arte (do Latim ars, significando técnica ou habilidade) normalmente é entendida como a atividade ligada a manifestações de ordem estética por parte do ser humano. A definição de arte, no entanto, é fruto de um processo sócio-cultural e depende do momento histórico em questão, variando bastante ao longo do tempo. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.É na Antigüidade que surgem os primeiros conceitos teóricos a respeito da sistematização e estudo das artes.

    Douglas 8ª E
    E noiz....

    ResponderExcluir
  2. O autor pode chegar a usar a pintura como forma de se expressar(como a do Portinari).Talvez a ideia usada para pintar a tela jamais seja descoberta.Pode revelar a dor que ele sente por dentro,a humilhação que o povo é submetido a viver,a alegria ou a sua tristeza etc.Cada autor tem sua livre forma de se expressar.

    Brenno 8E

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as pinturas são lindas e elas retratam todas as passagens vividas na vida desse certo pintor, porque não desenhamos nada de graça.
    Acho que nem todos vão saber o que é isso!!

    HISTÓRIA DA ARTE:

    O Método Formalista mais antigo, entende que a obra de arte se dá pelas formas e sua compreensão também.

    O Método Histórico entende que a obra de arte é um fato histórico, portanto reflexo e ação em um determinado contexto histórico.

    O Método Sociológico entende a obra de acordo com o estudo da sociedade a qual ela pertence.

    O Método Iconográfico entende a obra pelos ícones e símbolos que ela carrega.

    Se formos analisar a arte ao longo da história, podemos começar pela Arte da Pré-História, que é o período onde se mostram as primeiras demonstrações de arte que se tem notícia na história humana. Retratavam animais, pessoas, e até sinais. Havia cenas de caçadas, de espécies extintas, e em diferentes regiões. Apesar do desenvolvimentos primitivo, podem-se distinguir diferentes estilos, como pontilhado (o contorno das figuras formado por pontos espaçados) ou de contorno contínuo (com uma linha contínua marcando o contorno das figuras). Apesar de serem vistas como mal-feitas e não-civilizadas, as figuras podem ser consideradas um exemplo de sofisticação e inovação para os recursos na época. Não existem muitos exemplos de arte-rupestre preservada, mas com certeza o mais famoso deles é o das cavernas de Lascaux, na França.

    Se pularmos um bocado, chegaremos à Arte do Antigo Egito, o palco para uma das mais interessantes descobertas do ser humano. A arte egípcia, à semelhança da arte grega, apreciava muito as cores. As estátuas, o interior dos templos e dos túmulos eram profusamente coloridos. Porém, a passagem do tempo fez com que se perdessem as cores originais que cobriam as superfícies dos objectos e das estruturas.Os criadores do legado egípcio chegam aos nossos dias anónimos, sendo que só em poucos casos se conhece efectivamente o nome do artista. Tão pouco se sabe sobre o seu carácter social e pessoal, que se crê talvez nem ter existido tal conceito no grupo artístico de então. Por regra, o artista egípcio não tem um sentido de individualidade da sua obra, ele efectua um trabalho consoante uma encomenda e requisições específicas e raramente assina o trabalho final. Também as limitações de criatividade impostas pelas normas estéticas, e as exigências funcionais de determinado empreendimento, reduzem o seu campo de actuação individual e, juntamente com o facto de ser considerado um executor da vontade divina, fazem do artista um elemento de um grupo anónimo que leva a cabo algo que o transcende.

    As grandes tradições na arte têm um fundamento na arte de uma das grandes civilizações antigas: Antigo Egito, Mesopotâmia, Pérsia, Índia,China, Grécia Antiga, Roma, ou Arábia (antigo Iêmen e Omã). Cada um destes centros de início civilização desenvolveu um estilo único e característico de fazer arte. Dada a dimensão e duração dessas civilizações, mais das suas obras de arte têm sobrevivido e mais da sua influência foi transmitida a outras culturas e tempos mais tarde. O período da arte grega viu uma veneração da forma física humana eo desenvolvimento de competências equivalentes para mostrar musculatura, pose, beleza e anatomia em geral.

    A Arte Gótica surgiu tempos depois, já na Arte pré-românica. Os monumentos construídos nessa época marcaram todo um modo especial de criar arquitetura e desenvolveu métodos preciosos e estilos definidos como sombrios e macabros.

    A Arte Bizantina e a gótica da Idade Média ocidental, mostraram uma arte que centrou-se na expressão das verdades bíblicas e não na materialidade. Além disto, enfatizou métodos que mostram a glória em mundos celestes, utiliando o uso de ouro em pinturas, ou mosaicos.

    A Renascença ocidental deu um retorno à valorização do mundo material, bem como o local de seres humanos, e mesmo essa mudança paradigmática é refletida nessa arte, o que mostra a corporalidade do corpo humano, bem como a realidade tridimensional da paisagem.

    Ricelli - 7ªA

    ResponderExcluir
  4. Uma das funções da arte — consiste em levar a paz espiritual à humanidade. Creio que a situação de consciência da arte de hoje não pode ser mais bem caracterizada do que quando se diz: estende-se cada vez mais a consciência de que a paz espiritual ainda não basta, pois esta nunca impediu e nunca pôde impedir a ausência de paz efètiva, e talvez uma das funções da arte hoje seja a de também contribuir para a paz efetiva— uma função que não é trazida de fora à arte, e sim tem de estar na essência da arte mesma.

    Mayara-8ªE

    ResponderExcluir
  5. Pra mim arte é a arte de viver, é uma forma de se expressar quando você tem alguma coisa dentro de você que precisa sair, e isso que sai de dentro de você é a arte.
    Por isso o grande artista é aquele que expressa tudo e ainda compartilha com os outros a sua arte.

    Allison 8ª E

    ResponderExcluir
  6. As artes são uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilibrio, harmonia, revolta) que sutilizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos que utilizados para realizar obras e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Se apresenta sob variadas formas como: a plástica, a musica, a escutura, o cinema o teatro, a dança, a arquitetura,etc.

    Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas, hoje alguns tipos de arte permitem que os espectadores participem da obra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.

    aluna:AKLA FERNANDA - 7ªE

    ResponderExcluir
  7. Arte significando técnica e/ou habilidade geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.
    gabriel 8ªE

    ResponderExcluir
  8. Uma das características da arte é a dificuldade que se tem em conferir-lhe utilidade. Muitas vezes esta dificuldade em encontrar utilidade para a arte mascara preconceitos contra a arte e os artistas.

    8ªE

    ResponderExcluir
  9. Essas pinturas eram feitas com imaginação, sem preocupação muito naturalista, que mostra que foram feitas para expressar... nem sempre sentimentos, mas sim deixar uma mensagem e dar uma simples visão......e de simples pinturas se tornam grandes obras de arte.....

    Yasmim 7¨E

    ResponderExcluir
  10. Na época clássica (século V a.C.), entendiam a arte: não existia a palavra arte no sentido que empregamos hoje, e sim "tekné", da qual originou-se a palavra "técnica" nas línguas neo-latinas. Para eles, havia a arte, ou técnica, de se fazer esculturas, pinturas, sapatos ou navios. Neste sentido, é a acepção ainda hoje usada no termo artes marciais.

    Naira 7ª D

    ResponderExcluir
  11. Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. É nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato.

    O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.

    Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.

    Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atracção do museu.

    João Pedro 7ªB

    ResponderExcluir
  12. Sobre as fotos eu acho que cada pintura tem sua expressão, depende de cada pintor e do momento que ele esta passando.

    LeOnAn
    8ªC
    e noiz..

    ResponderExcluir
  13. Generalizar a resposta a pergunta de "qual seria a função da arte", só se justifica pela generalização do que é a arte em si. Quando fragmentada a idéia de arte e devidamente classificada em suas tendências, a resposta de qual seria a função da arte diante da sociedade, pode não mais servir. Diante do quadro social que vivemos, muitas destas tendências (exposições) refletem muito mais a carência do artista em se mostrar e aparecer, do que de ideologicamente e artisticamente trazer a nossa realidade uma amostra de arte genuina, simbólica, realista, pragmática, contundente e revolucionária, na forma, estética, gosto e conteúdo.Assimj como outras vertentes, a exemplo: filosófica, histórica, musical, literária etc, a arte tem caminhos diversos e não se pode a meu ver generalizar seu conteúdo através de um simples rótulo que nivelaria a arte em todas as suas formas e extruturas.Mas, concordo com o autor do post. Talvez a principal função da arte seja a de motivar o intelecto, fazer pensar, e propiciar uma nova leitura sobre um velho prisma óptco, viciado e limitado. a arte abre janelas, portas e portais a quem quer que esteja disposto a não apenas fixar sua visão no belo, mas no além disso. Propício ou não, eis aí minha opinião, espero tenha eu contribuído de alguma forma. Abraços.

    André Erik 8ªE

    ResponderExcluir