terça-feira, 14 de abril de 2009

6 - OBJETOS COM HISTÓRIA PARA CONTAR

"Se os objetos fabricados pelo homem são uma extensão do nosso corpo, eles se tornaram, sob o ponto de vista do DESIGN, a extensão de nossa consciência e, em certa medida, dos nossos sonhos".

Aqui estão alguns exemplos dos produtos que integram a seleção dos 100 Objetos Essenciais do Design Mundial, principiando no século 19 e atravessando o século 20, com uma força sem precedentes na história.

Nessa trajetória, estão, de um lado, funcionalidade e tecnologia; de outro, valores e desejos.

Destaque especial para a Caneta Bic Cristal, que conta com mais de 100 bilhões de unidades vendidas. Foi concebida em 1938 e produzida a partir de 1950, na França.

Idealizada para ser somente uma caneta simples, funcional e barata, é hoje um dos objetos do design mais reconhecidos do planeta e é peça permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
(Revista Bravo! Especial - 2008)

17 comentários:

  1. CANETA BIC

    Marcel Bich, depois de trabalhar numa empresa de tintas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1949, comprou uma pequena fábrica de canetas esferográficas. As canetas vazavam tinta e sujavam os dedos, mas faziam sucesso, e Bich decidiu investir no produto. Procurou o seu inventor, Ladislao "Laszlo" Biro, comprou a patente e iniciou a fabricação da caneta Bic, cujo modelo é praticamente o mesmo até hoje. Atualmente, são vendidas 10 milhões de canetas por dia.

    Wylliann 7ªB

    ResponderExcluir
  2. A caneta bic é um sistema muito simples composto por uma pequena esfera em um cabeçote ligado a um tubo com tinta.

    A caneta bic é um objeto muito simples e de uso cotidiano, o que a torna tão diferente dos outros objetos que conhecemos é que o seu projeto inicial permanece o mesmo depois de quase um século de sua concepção; ou seja, a idéia do designer atravessou o século sem perder a sua originalidade.

    A bic traz inovações para todas as fases da nossa vida,amplia sua linha com produtos inovadores em design e ingressa em novos segmentos.

    aluna:AKLA FERNANDA serie:7ª'E'

    ResponderExcluir
  3. Existe um Livro (que é um Objeto)..
    Que é o livro que esta em maior numero em todo o planeta...
    O livro mais lido de todo o mundo
    Que teve uns 40 escritores mais SOMENTE UM AUTOR...
    Que começou a ser escrito a mais de 3 mil anos...
    Um livro que fala do morto,mais tambem fala do resucitado..
    Um livro que o que esta escrito mesmo sendo antigo,a palavra consegue se renovar a cada dia...
    Um livro que ensima mais que o dicionario e todas as materias existentes.
    Um livro onde tem TODAS as respostas
    Essse livro?? Se chama BIBLIA SAGRADA
    Que esta a muito,mais de 100 anos ai ajudando as pessoas...Vai ver foi por isso que não esta ai,é tão especial que nem pode ser comparado *-*

    Thaís Ribeiro
    8ªE
    #)~

    ResponderExcluir
  4. carros tuning também são obras de arte!!!
    8ªE

    ResponderExcluir
  5. o que seria de nós se muitos desses objetos não existissem?...


    Kelliane 8ªC

    ResponderExcluir
  6. A caneta bic é tão barata para ser uma obra de arte!

    Isso nos mostra que o valor do objeto artístico ultrapassa os limites da moeda e percorrem outros caminhos, como a cultura, a História e a própria trajetória da humanidade.

    Gabriel - 8ªE

    ResponderExcluir
  7. Realmente nos vemos e observamos como um objeto pequeno e simples pode ter tanta utilidade?Nao so elas mas como outra coisas podem nos ser uteis e todas elas partidas da ideia de alguem que nem precisaria de uma enorme inteligencia ou ate mesmo foram feitas sem querer.Realmente devemos considerar todos esses objetos em OBRAS DE ARTE

    Bruno Souza 8ª A

    ResponderExcluir
  8. Já reparou , que toda vez que falamos em caneta, a primeira imagem que vem na cabeça da maioria das pessoas, é a imagem de uma caneta BIC ?

    Thalita de Castro 8ªE

    ResponderExcluir
  9. É uma caneta simples,barata,de muita utilidade que usamos todos os dias,que encontramos em toda papelaria.Que em 1950 foi inventada por Ladislao Biro e que hoje esta em um Museu e essa caneta faz parte da nossa história. Fábio ferreira:8ªc.número11

    ResponderExcluir
  10. Outro produto que aparece no revista é o LEGO um brinquedo produzido pelo LEGO Group, cujo conceito original se baseia em um sistema patenteado de peças de plástico que se encaixam, permitindo inúmeras combinações. É fabricado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.
    A história da empresa e dos brinquedos LEGO está associada a uma origem humilde, na oficina de Ole Kirk Christiansen, um mestre carpinteiro da Dinamarca. A inovação que trouxe à sua pequena empresa familiar, prosperaria e se tornaria uma das mais respeitadas empresas do segmento de brinquedos no mundo.

    Nos idos de 1916, Ole Kirk adquiriu uma loja de artigos de madeira em Billund, a qual tinha sido fundada em 1895. O carpinteiro ganhava a vida construindo casas e mobiliário para os fazendeiros da região, com o auxílio de um pequeno grupo de aprendizes. A sua oficina foi destruída em 1924 por um incêndio, decorrente de um fogo, iniciado por dois de seus filhos pequenos, que se comunicou a algumas tábuas de madeira. Sem desalentar, Ole Kirk encarou o desastre como uma oportunidade para construir uma oficina maior, e esforçava-se para expandir o seu negócio; entretanto, a Grande Depressão logo faria sentir os seus efeitos na Europa, e no modo de vida daquela comunidade dinamarquesa. Em busca de modos para minimizar os seus custos de produção naquele momento, em que poucas pessoas se animavam a construir novas casas ou a reformar ou remobiliar as existentes, Ole Kirk começou a produzir versões em miniatura dos seus produtos, as quais até então eram usadas como simples modelos. Foram estas escadas em miniatura e estas tábuas de passar roupas que o inspiraram a produzir brinquedos.
    Uma versão não-oficial desse trecho da história, atribuída a um antigo empregado da oficina de Ole Kirk, sugere que a mudança de linha para a produção de brinquedos deveu-se mais ao incentivo do governo dinamarquês que à iniciativa do proprietário. Em 1932 a oficina estava quase fechando as suas portas quando a agência de desenvolvimento local sugeriu ou de algum outro modo encorajou o proprietário a fabricar brinquedos.

    André Erik Oitava E

    ResponderExcluir
  11. Se analisarmos bem, nada seríamos sem os criadores e sem a arte. A arte é um meio de mostrar a nossa inteligência e a nossa capacidade...
    professora Flávia muito obrigada por nos ensinar a arte...

    Thalyta Christy 7ª A

    ResponderExcluir
  12. A caneta Bic se tornou um objeto muito importante
    no cotidiano,pois foi ela que deu a ideia para o criador da compactor e das demais marcas de caneta.Alem e ser uma caneta otima,tem um preço acessivel para todos.Este blog ficou super bem feito,viu professora flavia.

    Aline H. 7 B

    ResponderExcluir
  13. Gente olha o q achei muito interessante.
    Na França, em 1945, um homem chamado Marcel Bich, que fora gerente de produção para um fabricante de tintas francês, comprou, com seu sócio Edouard Buffard, uma fábrica fora de Paris e instalou uma empresa para fazer peças para canetas-tinteiro e lapiseiras.

    À medida que o negócio de peças para instrumentos de escrita começou a crescer, o desenvolvimento da esferográfica avançava, tanto na Europa como nos Estados Unidos, e Marcel Bich viu o enorme potencial desse novo instrumento de escrita.


    Isqueiro
    IsqueiroDepois de obter os direitos das patentes para uma esferográfica criada pelo jornalista húngaro László Biró (1899–1985), Marcel Bich lançou sua própria esferográfica em dezembro de 1950. Promovendo o produto como uma caneta confiável a preço acessível, chamou-a "BIC", uma versão mais curta e fácil de lembrar de seu próprio nome. Tinha nascido a BIC® CRISTAL®.

    Ele alimentou o lançamento com publicidade efetiva e as vendas ultrapassaram suas próprias expectativas.

    A empresa então expandiu seu leque de produtos e começou a entrar em mercados estrangeiros criando subsidiárias, adquirindo o controle de companhias estrangeiras ou através de agentes. Desde 1950 as esferográficas BIC revolucionaram os hábitos de escrita de milhões de consumidores em todo o mundo, que continuam a valorizá-las por sua qualidade e preço acessível.

    Aline 7*'B'

    ResponderExcluir
  14. A Bic Cristal, foi projetada pela equipe do Décolletage Plastique e é uma caneta esferográfica barata, produzida em massa. É feita de poliestireno (tambor transparente), de polipropileno (tampão), de carbureto de tungstênio (esfera) e de bronze/prata niquelada (ponta) e vem em quatro cores padrões: azul, preto, vermelho e verde.Desde a década de 90,existe uma versão colorida da caneta. Desde 2000, na tampa da caneta, foi criado um pequeno orifício para impedir engasgamento se engolido acidentalmente.

    Para muitos no mundo ocidental é o padrão da caneta esferográfica. As pessoas chamá-la-iam simplesmente uma caneta de Biro. Marcel Bich fixou os direitos de autor à caneta esferográfica, inventada por Ladislao Biro em 1950. Ele escolhera Bic como nome como uma variação mais curta de seu próprio nome porque temeu que os americanos pudessem desmoralizar com um palavreado Bitch (cadela, em inglês). Com o tempo, o que foi visto uma vez como um objeto descartável, veio a transformar-se, em alguns círculos, num clássico do projeto industrial. A simplicidade da forma e do material, sua funcionalidade e a confiabilidade, ajudaram-lhe conseguir seu status clássico. A caneta do Bic Cristal faz parte da coleção permanente do MoMa, museu da arte moderna de Nova Iorque. O tamanho do ponto é de um milímetro e escreve num comprimento de mais de dois quilômetros.

    ResponderExcluir
  15. Epa também uma grande evolução para o ser humano foi a TESOURA pois se naum fosse ela nois viveriamos como no passado sem muita HIGIENE ja pensou???
    Ai naum dava se corta o cabelo....
    Ai naum dá.......
    Kkkkkkk.......

    Douglas 8ª E...

    ResponderExcluir
  16. quem leu o livro codico da vinci encontrou referencias sobre a caneta bic

    ResponderExcluir
  17. A bic é muito importante para nosso dia-a-dia,por exemplo,como fazeriamos nossa prova sem ela ou oq seria de nós sem ter uma para anotar um recado!!!

    Adriano 7ªD

    ResponderExcluir