sexta-feira, 20 de março de 2009

4 - A IDEIA DE KLEE



" A arte não deve criar o visível, mas tornar visível."

Paul Klee (1879 - 1940) trouxe-nos a idéia de que a Arte não existe apenas para copiar as coisas que já existem, mas também para criar as coisas que ainda não existem.

Nascido na Suíça, Klee era fascinado pela essência criativa e pela imaginação das crianças. Ele via nos desenhos infantis a espontaneidade que ele queria atingir.

Sua viagem pelo mundo das artes começou nos primeiros anos de vida. Logo cedo interessou-se por desenhar e pintar, mas sempre com base na fantasia e nunca a partir do que via na natureza.

No trato com as cores, deixava-se guiar pela intuição e pelos sentimentos.

17 comentários:

  1. PAUL KLEE

    Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879 em Münchenbuchsee, perto de Berna, na Suíça.

    Quando garoto, adorava ouvir os contos de fadas de sua avó, muitos dos quais ela mesma ilustrava. Logo se interessou por desenhar e pintar - mas sempre fantasia, nunca a partir da natureza. A morte de sua avó, quando ele tinha apenas cinco anos de idade, foi um golpe triste; sentiu-se "abandonado, um artista órfão".

    Klee desenhava constantemente - em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios. Nas férias, começava a desenhar paisagens a lápis com esmerada exatidão e sombreado sutil.

    Em setembro de 1898, beirando os 19 anos, ele partiu para Munique para estudar arte. Apresentou-se na Academia, mas foi aconselhado a freqüentar primeiro um escola de arte particular. Klee juntou à escola Knirr e produziu vários nus e retratos. Conheceu Lily Stumpf, uma pianista, no outono de 1899, e suas afeições tornaram-se arraigadas. No entanto, só se casariam alguns anos depois.

    Os primeiros passos em direção ao movimento que mais tarde ficaria conhecido como Expressionismo foram dados nesta época. É notável que as paisagens de Klee mudaram, perdendo sua objetividade e tornando-se mais monumentais e românticas.

    No outono de 1901, Klee foi para a Itália com o escultor Hermann Haller. Viajaram para Gênova, Nápoles, Roma e Florença. A viagem foi uma revelação. Naturalmente, Klee explorou os tesouros artísticos da Itália. Ficou impressionado com os mosaicos do começo da arte cristã, com a arquitetura renascentista e os trabalhos de Michelangelo. Também foi fortemente influenciado pelo gótico internacional, como o manifestado por Fra Angelico. Durante esta viagem, além da forte influência visual e estética da pintura italiana, passou por um profunda revisão de todas as suas crenças e teorias sobre arte.

    Klee não retornou a Munique, mas voltou para Berna. Trabalhou duro para completar seus estudos, o que culminou em uma série de quinze gravuras satíricas a água-forte, altamente detalhadas. De vez em quando ele visitava Munique, e durante uma dessas viagens, em 1904, encontrou os trabalhos de Beardsley, Blake, Goya e Ensor. A influência de Goya, em particular, foi extremamente forte.


    Partie aus G. - 1927
    Em outubro de 1906, Klee retornou mais uma vez a Munique para se casar com Lily Stumpf. Um filho, Felix, nasceu em novembro de 1907. Neste estágio, sua carreira, como as de muitos artistas, era uma mistura de "sucessos" e "fracassos". Durante este período, sua fascinação de toda a vida por linha e tonalidade foi consolidada. Isto é particularmente aparente nas 25 ilustrações que ele fez para Candide, de Voltaire, em 1911 e 1912. Neste ínterim, 56 dos seus trabalhos foram expostos no Berne Museum, na Kunsthaus, de Zurique, e em uma galeria em Winterthur. Em 1911, ele conheceu Kandinsky e outros artistas do grupo chamado Der Blaue Reiter (O Cavaleiro Azul). Klee acreditava que eles compartilhavam um impulso profundamente arraigado para transformar a natureza em um equivalente do mundo espiritual e pictórico.

    Um encontro ainda mais marcante, com Robert Delaunay, aconteceu em Paris, em abril de 1912. Delaunay dava uma importância igual e independente a cor, luz e movimento em seus trabalhos.

    Em resumo, Klee, nesta época, estava em contato com a maioria dos artistas experimentais da Europa Ocidental, muitos dos quais profundamente interessados na questão da cor. Esta preocupação foi fomentada em uma curta viagem à Tunísia em 1914. Cores brilhantes e luz forte cristalizavam as idéias de Klee sobre cor e tonalidades.

    Depois, a vida foi interrompida pela Primeira Guerra Mundial, durante a qual Klee serviu como oficial. Embora tenha produzido alguns trabalhos durante a guerra, ele não começou a pintar seriamente até 1918. Nesta época já estava ficando bem conhecido. Em 1919 assinou um contrato com Goltz, o comerciante de arte que atuou como patrono de uma grande exposição dos trabalhos de Klee em 1920.

    Em 25 de novembro de 1920, o arquiteto Walter Gropius convidou-o para juntar-se ao grupo Bauhaus. Então, em 1921, Klee mudou-se de Munique para Weimar para assumir seu papel de mestre de forma na oficina de artefatos de vidro. Na década seguinte, Klee lecionaria nos institutos de Weimar e Dessou Bauhaus.


    Park bei Lu - 1938
    Além do aumento do reconhecimento e de várias exposições na Europa, o trabalho de Klee atravessou o Atlântico e foi exibido em Nova York, pela primeira vez, em 1924. Em 1931, o pintor deixou a Bauhaus e foi nomeado para a Düsseldorf Academy. A Bauhaus, nesta época, foi forçada pelos nazistas a deixar Dessau e a se estabelecer em Berlim. Em 1932, Klee foi violentamente atacado pelos nazistas e, próximo ao Natal daquele ano, retornou a Berna, onde desenvolveu sua fase artística derradeira, baseada em um desejo pro simplicidade. Agora ele também se encontrava perto da pobreza, pois seus recursos financeiros na Alemanha haviam sido confiscados.

    Seus trabalhos desse período são muito mais amplos, com uma boa qualidade linear e traços geométricos em negrito. Em 1934, aconteceu sua primeira exposição inglesa, e uma ampla retrospectiva foi apresentada em Berna em 1935. No mesmo ano, ele desenvolveu os primeiros sintomas de câncer de pele. Por algum tempo sofreu de depressão, resultante de sua doença, mas, em 1937, retornou o trabalho com ímpeto e energia fenomenais. Enquanto isso, na Alemanha, alguns de seus trabalhos foram expostos em uma "exibição de arte degenerada", e mais adiante 102 deles seriam confiscados de coleções públicas.

    Em 10 de maio de 1940, Klee foi acolhido por um sanatório perto de Locarno e, menos de um mês depois, transferido para a clínica Sant'Agnese. Morreu em 28 de junho do mesmo ano.

    Klee experimentou a mistura de meios artístcos, usando aquarela e pintura a óleo ou tinta, cola e verniz, por exemplo. No entanto, nem sempre é possível especificar o meio utilizado em alguns trabalhos.

    Vinícius - 8ªE

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  2. CAMILA PEREIRA 7D.../ ACHO QUE KLEE AO PINTAR NAO PENSAVA EM COPIAR ,MAS SIM CRIAR COISAS ABSTRATAS QUE PASSEM UMA LINGUAGEM DIFERENTE PARA AS PESSOAS QUE ACHAM QUE OBRA DE ARTE TEM QUE SER UMA COISA PERFEITA DE SE VER.

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  3. Oks...
    E um artista muito criativo com sua visão unica conseguiu desenvolver um trabalho legal e chamativo...
    Foi malz pelos comentarios que não foram aceitos, foi porque eu me impolguei kkkk...
    Mais quem sabe??

    Douglas 8ª E...
    E noiz...

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  4. Eu acho que Paul Klee criava desenhos misturando a realidade com coisas abstratas e assim formando desenhos interessantes pra uns , mas insignificantes pra outros...
    E uma coisa interessante em seus trabalhos é que ele colocava sol na maioria dos desenhos...

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  5. Foi malz!Paul Klee, um artista muito Famoso por nos levar a um conceito infantil !Que era o que o aclamava!

    Ruben 8ª E
    e nois Doug

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  6. E noiz...
    Sua infância deve ter sido marcante por suas brincadeiras e travessuras e assim achou na ARTE sua inspiração para criar OBRAS quem mexam com os SENTIDOS da IMAGINAÇÃO simplesmente ABSTRATA e MALUCA...

    Douglas 8ª E...
    E noiz Ruben...

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  7. PAL KLEE foi um atista que influenciou muito a arte,pois ele fazia coisa qe nem existia mas era um modo de se expressar!
    A frase dele foi:
    "A arte não serve para copiar as coisas que existem,mas para criar as que não existem."
    PALL KLEE fez artes de um modo que expressava a sua infância,aquilo que ele qeria fazer mas não podia pois a escola era muito rigorosa naquela época e assim quando cresceu resolveu criar suas artes...!


    Adriano S. 7ª D

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  8. Esse artista nos mostra uma arte que nao e comum,ele nao mostra a parte real da obra,mas sim a parte abstrata o interior da obra de arte e por isso que eu achei interessante.Professoraessa foi a sua aula que eu mais prestei atençao!!!!!

    Wallisson davi
    7ªD

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  9. ''a arte nao serve para copiar as coisas que ja existem mas para criar as que ainda nao existem''

    Com essa frase eu pude aprender que a arte não é só as coisas que já existem... agora eu faço os meus desenhos sem medo de errar.

    Amanda Gomes
    7'E'

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  10. ''Vixi até eu faço arte igual a ele ''

    Naum é bem assim Galera >.<

    A maneira dele de fazer arte que fez dele um Grande Artista (( Puts issuh tem algum sentido ?? ))
    Misturanduh o abstrato com o asbtrato!!
    Issuh que fez ele fikar Bem conhecido..
    é legal variar os tipos diferentes de artes..((Que são varios))e De artistas...
    Bem, legal professora ~^^

    Thaís Ribeiro 8ªE #)~~
    É noix Oitava É

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  11. Em 1911 passou a fazer parte do grupo "Der Blaue Reiter" ("o cavaleiro azul"), que reunia artistas expressionistas liderados por Wassily Kandisnky.

    Klee visitou a Tunísia em 1914, o que proporcionou grande impacto em sua obra. Impressionado com a luminosidade e as cores do país africano, Klee chegou a declarar que "a cor e eu somos um só".

    Durante a Primeira Guerra Mundial, Paul Klee integrou o exército imperial da Alemanha. Com o fim do conflito, tornou-se professor da famosa escola de arte moderna Bauhaus, instalando-se na cidade de Weimar.

    Isadora 8ª"E"

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  12. Oiiiiiii professora, é tão bom expressarmos o que há de bom dentro de nós. Também é bom interessarmos mais cedo pelo que nos faz bem. O Paul Klee foi bem esperto, ele se interessou por desenho e pintura, bem cedo.O bom também na história do Klee é que ele sempre desenhou fantasia,nunca a partir da natureza. Klee desenhava costantemente. Em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios. Nas suas férias, ele se divertia começando a desenhar paisagens a lápis com esmeralda exatidão e sombreado sutil. O bom também é que as paisagens de Klee mudaram, perdendo sua objetividade e tornando-se mais monumentais e românticas, bom tambem é que Klee explorava as maravilhas que existia dentro dele para mostrar em todo mundo...

    Akla - 7ªE

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  13. Adriana Luyara-7ªD
    O que mais admirei nas obras de Klee foi isso dele querer atiçar o pensamento das pessoas.Dá pra viajar horas na suas obras tentando decifrar aquilo,se tivessemos somente obras(não só pinturas mais esculturas,livros,musicas...) que retratam exatamente a realidade não teriamos o prazer de pensar,buscar,investigar.

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  14. Fascinado pela essência criativa e pela imaginação das crianças, espontaneidade, fantasia, intuição e pelos sentimentos. O que eu mais achei interessante era que ele não desenhava coisas da natureza da vida real, mas nos desenhos dele apareciam mais figuras que se pareciam com peixes, lua e mar. Ele gostava de desenhar o que vem além da imaginação. Ele desenhava coisas de outro mundo. Eu gostei muito, ele usava as cores mais fortes nos seus desenhos e uma coisa muito interessante: o tipo dele desenhar só as coisas do mundo da imaginação, a outra vida dele. Eu gostei muito dessa matéria, é muito interessante ver as coisas diferentes da vida que um dia a gente imagina, se esses desenhos puderem existir ou se vão existir um dia...

    Letícia - 7ª E

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  15. Klee nasceu em Münchenbuchsee (próximo de Berna), Suíça, em uma família musical. Seu pai, o alemão Hans Klee, era professor de música no Seminário de Professores Hofwil, nas redondezas de Berna. Sua mãe, Ida Frick, treinava para ser uma cantora. Klee foi o segundo de dois filhos.

    Klee se apresentou na arte e na cultura muito cedo. Aos sete anos, ele começou a tocar violino, e, aos oito, ele ganhou de sua avó uma caixa de giz. O que parece é que Klee foi igualmente talentoso na música e na arte. Nos seus primeiros anos, atendendo ao desejo dos pais, ele se concentrou para se tornar um músico; mas, nos seus anos de adolescência, ele decidiu pelas artes visuais por acreditar que a música moderna, para ele, não tinha significado. Como um músico, ele tocou e se sentiu ligado emocionalmente às obras dos séculos XVIII e XIX, mas, como um artista, ele abriu caminho à liberdade para explorar idéias e estilos radicais. Aos dezesseis anos, os desenhos de paisagens de Klee já mostravam habilidade considerável.

    Por volta de 1897, ele fundou um diário, que ele manteve até 1918, dando informações valorosas sobre sua vida e filosofia a pesquisadores. Durante seus anos na escola, ele desenhava em seus livros, enérgico – particularmente caricaturas –, e já demonstrava habilidade com linhas e volumes. Ele quase que não consegue ser aprovado nos exames finais do Gymnasium de Berna, onde ele se qualificou em humanas. Escrevendo em seu característico estilo ríspido e mordaz, ele escreveu: “Além do mais, é muito difícil alcançar exatamente o mínimo, e evolui em riscos.”. Todavia, além de seus profundos interesses em música e arte, Klee era um grande apreciador da literatura, e, mais tarde, se tornou em um escritor sobre a teoria e as estéticas da arte.

    Em 1898, com a relutante permissão de seus pais, ele começou a estudar arte na Academia de Belas Artes em Munique, com Heinrich Knirr e Franz Von Stuck. Ele se destacou em desenho, mas aparentemente não possuía qualquer senso natural de coloração. Ele relembrou: “No terceiro inverno, eu até mesmo entendi que eu provavelmente nunca aprenderia a pintar.”. Durante esta época de juventude aventureira, Klee passou a maior parte do tempo em bares e teve relações com mulheres e modelos de classe inferior. Ele teve um filho ilegítimo em 1900, que morreu várias semanas após o nascimento.

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  16. Um dos elementos mais importantes na obra de Paul Klee é a cor.No inicio ele lidava com as cores apenas sob uma perspectiva teorica.Mais tarde porem ele descobriu tambem a qualidade emocional das cores.

    Jéssica da Silva 8º "E" :)

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  17. kessy 7 "d"
    desenhava constantemente em geral trabalhos fantásticos e satíricos nas margens de seus livros de exercícios.Sua infância deve ter sido
    muito divertida com variás brincadeiras deve ter sido muito legal

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